quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CORRIDA DE RUA - Tipos de pisada e Tênis ideal para Treinamento

Charme e tradição. Estas são duas palavras que definem bem a moda de hoje CORRIDA DE RUA, atividade que atende bem as necessidades das pessoas do nível iniciante ao avançado, mas lembre-se bem alguns cuidados devem ser tomados para que você possa treinar com segurança, como fazer um teste ergoespirométrico para saber se você esta apto a realizar qualquer atividade física e conhecer seus limiares, FC Máx. e VO2 Máx., além dos equipamentos básicos como monitor cardíaco e o tênis ideal. Tênis Ideal??
 Mas como assim tênis ideal?  Como escolher meu tênis ideal?  Em primeiro lugar é necessário que você saiba em qual perfil o seu pé se enquadra, e para isso é necessário que você procure um fisioterapeuta ou um educador físico para que ele dê o diagnóstico do seu pé e de sua pisada. Após isso é preciso que você entenda que os tênis de corrida são agrupados em cinco categorias: estabilidade, controle de movimento, amortecimento, performance e trilha. Então de acordo com seu pé e sua pisada, alguns tênis favoreceram seus passos.  Pode acreditar!!  
 Saiba mais sobre como escolher seu tênis ideal para a corrida, tipos de pisada e as principais lesões esportivas devido a uma biomecânica ineficiente na página http://www.cartaovermelho.esp.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=257&mode=thread&order=0&thold=0


 Valeu ..        Maurício Saldanha

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

TREINAMENTO FUNCIONAL

 " Maneira de se melhorar o condicionamento físico e a saúde geral com ênfase no aprimoramento da capacidade funcional do indivíduo" . Lembrando que a capacidade funcional do indivíduo é simplesmente a habilidade para realizar atividades cotidianas com eficiência e autonomia.
 Tipo de treinamento dotado de exercícios ESPECIAIS e HÍBRIDOS relacionados à capacidade física que o indivíduo venha trabalhar.  Capacidades físicas desempenhadas por nós Educadores Físicos : Coordenação , Força e Flexibilidade.
  • BASE DE TREINAMENTO
Coordenação ... Resistência Muscular ... VO2 ... Força ... OBJETIVO / META
                                                                                         
                                                                                            


     CARACTERÍSTICA DO MÉTODO

  •  Busca da estabilidade

  • Forças em cadeias musculares

  • Tolerância ao esforço

  • Alto nível de coordenação

  • Alto gasto calórico

  • Usa vários planos / eixos de movimento
         Maurício Saldanha
       PERSONAL TRAINER

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

EFEITOS DO TREINAMENTO CONCOMITANTE HIPERTROFIA E ENDURANCE NO MUSCULO ESQUELÉTICO

Ouvimos e vemos todos os dias televisões e profissionais destacando a importância do treinamento com pesos combinado com as atividades aeróbias, o que não sabemos é se realmente estas duas modalidades combinam sendo trabalhadas numa mesma sessão! Terá ou não Efeito Concorrente !?  Pois então, esta aí uma otima opção de artigo. Leia e reveja suas atitudes na hora de prescrever! 
 Lembre-se sempre " O que é de prioridade para seu aluno!!??" , a partir daí tudo se torna fácil !!


http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/608/619

http://scholar.google.com.br/scholar?q=EFEITOS+DO+TREINAMENTO+CONCOMITANTE+HIPERTROFIA+E+ENDURANCE+NO+M%C3%9ASCULO+ESQUELETICO&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart
R. Bras. Ci. e Mov./ Brazilian Journal of Science and Movement

sábado, 21 de agosto de 2010

EFEITOS HEMODINÂMICOS E VASCULARES DO TREINAMENTO RESISTIDO

Sabemos que o treinamento resistido tem sido proposto como uma das possíveis estratégias para prevenção e reabilitação cardiovascular, mas muitas vezes não sabemos até o quão podemos usar estes ( intensidades x volume x frequência ) Então para quem procura um artigo de revisão que nos dá uma total abrangência das respostas agudas e crônicas do treinamento resistido, está ai uma otima opção fazendo-o pensar no melhor recurso à utilizar !

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2007001600008&script=sci_arttext&tlng=target=_blank

ABORDAGEM FISIOTERÁPICA ASSOCIADA AO SISTEMA DE PERSONAL TRAINER NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR

A coluna vertebral , nosso eixo compõem-se de 33 vertebras que numa junta sintonia trabalham em equipe acoplada duas à duas. Vários vicios posturais, flacidez musculares, rigidez corporal nos sedentários, obesidade, traumatismos aumentam a incidência de desordens e excessivos estresses mecânicos que comprometem a estrutura da coluna vertebral, sendo estes principalmente nas regiões lombares.
Para quem busca informações detalhadas sobre a definição, causa e tratamento da Hérnia de Disco Lombar L4-L5 ; L5-S1 sobre visões associadas da prática Fisioterápica e ao sistema de Personal Trainer, está ai uma otima opção !

http://revistas.unipar.br/saude/article/view/1022/886

http://revistas.unipar.br/saude/issue/view/122

      Maurício Saldanha
  PERSONAL TRAINER